top of page

PARA ECONOMIZAR ENERGIA


No México, Don Juan -- indígena guardião da Tradição Tolteca --, em seus ensinamentos a Carlos Castaneda , antropólogo, sempre chamou a atenção para a dimensão energética do guerreiro, sem a qual, não existe possibilidade da vida transitar pelos dois mundos descritos por ele. A alternância entre a realidade ordinária e a realidade à parte, integra o modo de existir dos guerreiros mexicanos, dos bruxos, daqueles que adentram o mundo dos mistérios. (Vale esclarecer que bruxo no México não tem nenhuma relação com o mal.)


Por que e para que precisamos ter energia? Para nos reinventar quantas vezes for necessário e escapar das forças reacionárias que nos fazem impotentes. Nós não queremos ser meros reprodutores de estilos ou hábitos de viver que absolutamente não têm nada a ver com o que de fato desejamos. Mudança, impermanência de formas, quebra de padrões, experimentações, saídas das zonas de conforto, riscos, acontecimentos. Precisamos ter energia para nos dirigirmos ao novo e adentrarmos o desconhecido. Isso é liberdade!


No livro de Vitor Sanches, tolteca contemporâneo, Os Ensinamentos de Don Carlos, ele traz a sabedoria do México Antigo de forma prática, propondo vários exercícios. Em relação ao tema da energia ele diz: "já que não é sempre que temos recursos para incrementar nossa energia, esse incremento pode acontecer pela economia dela."


Mas como economizar energia? Várias são as maneiras. Parando de perder energia, é uma delas. Darei alguns exemplos de desgastes de energias, apresentados no livro de Victor Sanches.


Avalie com atenção e veja se identifica alguma ou algumas delas em você:



- AUTO IMPORTÂNCIA

- DEFESA DO EGO

-TENTATIVA DE INFLUIR NA OPINIÃO QUE OS OUTROS TÊM DE NÓS

- PROCURA POR ACEITAÇÃO

- AUTO DEFESA QUANDO CRITICADOS

- TENTATIVA DE DEMONSTRAR QUE SOMOS OS MELHORES OU QUE NÃO VALEMOS MENOS: QUE SOMOS OS MAIS BELOS, OS MAIS FORTES, OU OS MAIS MISERÁVEIS, OU OS MAIS INCOMPREENDIDOS, OU OS MAIS SENSÍVEIS, OS MAIS CRUÉIS OU OS MAIS MAGOADOS, OS MAIS, OS MAIS, OS MAIS...


Identificou, né? Sabia que com isso você também perde qualidade de vida?

Você está deprimido e triste? Isso acontece mesmo. Às vezes o ego se sobrepõe ao SER e acabamos vivendo uma vida pouco interessante e limitada.


Longe de negar a produção social da depressão e da tristeza, que com certeza existe, mas precisamos levar em conta sim esses fatores também. Pense nisso com carinho e depois...


NÃO ESPERE MUITO. OUSE. MUDE JÁ!


"Só há uma coisa errada em você: pensa que tem muito tempo. Se não pensa que sua vida vai durar para sempre, o que é que está esperando? Por que a hesitação em modificar-se?" (Don Juan para Carlos Castañeda)

whatsapp-button_cópia.png
bottom of page