SOBRE

SOU MÚLTIPLA, INCLUSIVA, EM CONSTANTE MUTAÇÃO

   Estudei música e toquei piano 8 anos antes de ir fazer Psicologia. Formada pela USP em 1975,  tenho me dedicado à clínica desde então. Fiz especialização em Psicoterapia Corporal, cujo fundador,  W. Reich foi a base teórica, metodológica, filosófica e ideológica do meu trabalho, sem contudo encerrar aí minhas pesquisas. Espírito livre e curioso que sou, estudei e fiz Psicanálise, me formei na Bioenergética, percorri as escolas neo-reichianas, os cursos de massagem terapêutica, e no intuito de integrar, arte e terapia, fiz aulas de canto, dança e percussão. Pesquisei o uso da voz e do som como agentes de desbloqueio energético e de expansão de consciência. Fiz   formação na Escola do Desvendar da Voz (Alemanha), uma metodologia de trabalho de voz, criada por Rudolf Steiner (quem criou a Antroposofia), junto com uma cantora lírica sueca: Valborg Werbeck-Svärdström.

   Depois de clinicar 9 anos, resolvi morar no México, onde vivi por um ano e meio. Nesse tempo fui cliente e aluna do Instituto W. Reich da cidade do México, e também de Blanca Rosa Anörve, uma das primeiras psicoterapeutas a trabalhar com o corpo.  Nesta  época, com ela, fiz muita psicoterapia corporal, expandi minha energia e dei saltos de consciência. Foi um tempo de muita libertação também.

 Trabalhei nesse tempo como terapeuta corporal, mas para além da Psicologia, também  abri um espaço para a expressão da cantora que existe em mim: toquei e cantei MPB em cafés e Centros Culturais. 

 Fui iniciada na medicina tradicional do México Antigo, e o que antes eram apenas imagens, que criava inspirada na leitura dos livros de Carlos Castaneda, tornou-se realidade. Fui até Real de IV, no deserto mexicano, para experimentar outros estados de consciência e vivenciar a realidade a parte , bem diferente dessa nossa, que é a realidade ordinária  (Don Juan – Castaneda). Transitei entre essas duas realidades nesse tempo. Por benção, contei com um homem  indígena, velho e sábio, me guiando quando experimentei o peyote.

 

   Voltei ao Brasil, fiz a formação em Bioenergética (CBT), dei aula no curso de Especialização em Psicoterapia Reichiana do Sedes Sapientiae por 10 anos e fui supervisora corporal da Saúde Mental nesta época (Prefeitura Gestão Erundina). Conheci Psicologia Institucional, fui da União do Vegetal, depois do Santo Daime, aprendi canto harmônico, li Filosofia Oriental, entrei numa supercrise e daí só encontrei respostas em trabalhos que integravam corpo, mente e espírito. Descobri a Psicologia Transpessoal e cursei a escola Dinâmica do Psiquismo da Theda Basso e da Aidda Pustilnik por 3 anos, onde conheci o Pathwork e Ken Wilber (filósofo que deu base à Psicologia Transpessoal). Depois de 10 anos de Brasil, voltei ao México: fui fazer parte da formação do Pathwork lá. Então surgiu a idéia de levar brasileiros numa viagem cultural e terapêutica. Nascia México Sagrado. Levo brasileiros ao México desde 1997.

Criei um método de terapia corporal chamado Corpo Sonoro, e com ele trabalho hoje, coordenando grupos de exercícios semanais. Também dou Cursos de  Capacitação em SP e Brasília. Trabalhei também na Itália e México. Minha última formação foi em Constelações Familiares, método de terapiasistêmica criado por Bert Hellinger.
   Faço uma síntese de tudo que fui aprendendo nesses longos anos de jornada. Tenho muito prazer em trabalhar integrando saberes, que num primeiro momento, parecem inconciliáveis: Música, Psicanálise, Psicologia, Filosofia, Arte, Desvendar da Voz, Santo Daime, Budismo, Pathwork, Constelações Familiares, Harpa Pitagórica e Toltequidade (tradição filosófica e espiritual do México Antigo). Sinto-me realizada hoje, por ajudar pessoas a chegarem na totalidade de si mesmos, descobrirem quem  são e serem elas no mundo.
 
   O lançamento do livro O Feminino e o Sagrado, de Cristina Balieiro e Beatriz Del Picchia, com depoimentos de 15 mulheres em jornada e busca pelo sagrado*, das quais muito me honra ser uma delas, ajudou–me a tomar essa decisão. Foi bacana ser descrita, junto com essas mulheres, como “única no meu caminhar, original, atípica, com uma individualidade fortemente estabelecida, cuja trajetória  busca o que transcende os limites do mundo cotidiano”.  
   Segundo a jornada mitológica do herói descrito por Campbel, que é do que o livro trata, só que transposto ao universo feminino: rompi, fui chamada à aventura, atravessei o primeiro limiar, encontrei o mestre, aprendi e me transformei, atravessei novos limiares, vivi situações limites, encontrei meu tesouro, voltei, resignifiquei, e hoje trago como doação concreta para o mundo, o que aprendi, através  do meu trabalho e modo de vida.
 
   Parte da semana passo no Canto da Mata,  minha casa e espaço terapéutico, dentro da Mata Atlântica, a 60 km da Vila Madalena. Sinto que esta é mais minha casa. Me vejo cada vez mais assim, transitando entre natureza e cidade. Meu futuro vai ser cada vez mais estar perto do fogo e das estrelas, estudando, fazendo música, desenvolvendo-me espiritualmente.
   Religião e filosofia de vida? Prefiro citar Mahatma Gandhi: “Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas as religiões”No meu caso, em todas as escolas de Psicologia. Sou múltipla. Una, cada vez com mais frequência.
PS: Honro e agradeço a todos meus terapeutas, supervisores, professores e mestres, sem os quais, não poderia ser a pessoa que sou hoje: Norberto de Abreu e Silva, Ana Verônica Mautner, Ivaldo Bertazzo, Melanie Kopit, Blanca Rosa Anörve, Pedro Prado, Miriam Chnaiderman, Nelida Simonelli, Sergio Perazzo, Modesta Lavane Perez, Yermo, Lalo, Theda Basso, Donovan e Suzan Thesenga, Regina Favre, Nelson Coutinho, Manjuprya, Liane Zink, Graciela Rosenthal, Carlos Godoy. Agradeço também aos meus amores, aos meus desamores, aos meus amigos  e a meu filho querido, Cassiel. Hoje, abril de 2019, moro no Canto da Mata, e´só vou para SP a trabalho.

Tel: (55) (11) 996 00 21 20

contato@sandrasofiati.com.br

whatsapp-button azuk.png

Rua Madalena, 145

Vila Madalena I S.P - SP

 Brasil

Instagram-icon-WHITE-300x300.png
facebook_logo_white.png
YouTube_light_icon_(2017).svg.png