BLOG

26/05/2019

W. Reich (1897 - 1957) foi médico, cientista, psicanalista  e o precursor da psicoterapia corporal. Mais que isso, apontou as causas políticas e sociais da neurose, e militou a favor da liberdade e da igualdade social.  Levantou hipóteses sobre as causas do facismo: corpos encouraçados, frustração sexual e impotência  orgástica. Lutou contra a miséria afetiva e sexual. Foi crítico contundente da família patriarcal, da escola, da religião, das estruturas de poder, tanto do Estado, quanto das instituições, algumas das quais fez parte : Sociedade de Psicanálise e Partido Comunista.  Foi expulso de ambas.

Maldito nos EUA, país onde se refu...

19/05/2019

Fora de moda? Quem disse? Não é isso que constato quando trabalho com grupos de estudo e de experimentações baseados em sua obra. Ao contrário, os temas abordados em seus livros, assim como os exercícios neles apoiados, são extremamente pertinentes, atuais, e sempre terão um real poder de autotransformação.

Trabalhar com Carlos Castaneda--antropólogo que sai dos EUA para fazer sua tese de doutorado no México-- parece “fora de moda”, já que seus livros fizeram um "boom" nos anos 60 e  foram lidos pelas gerações dos que hoje beiram de 60 a 70 anos. No entanto, se extrairmos as falas de Don Juan, um velho bruxo mexicano, dos livros de Castaneda, encontraremos um manual de Filosofia Tolteca, a Toltequidade,...